O curso superior em Engenharia de Produção da FICR tem como objetivo formar profissionais com competência para atuarem em sistemas produtivos, de forma a otimizar seus resultados e racionalizar seus recursos no planejamento, projeto, instalação, controle e melhorias, com o uso de conhecimentos da matemática, física, ciências sociais e métodos de engenharia para desempenhar da melhor maneira possível sua função perante a sociedade, com visão crítica da realidade social.

Diferencial do Curso

Metodologias modernas desenvolvidas com o auxílio de laboratórios especializados, núcleo de pesquisa, biblioteca atualizada e uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tais como: Sala de aula invertida, PBL (Aprendizagem baseada em problema), Fórum de Discussão Virtual, Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Baseada em Projetos, Storytelling e Gameficação.

Os Laboratórios e ambientes de ensino-aprendizagem: a sala Google; o laboratório móvel com 50 Chromebooks; os laboratórios fixos de informática; laboratórios de física, química, mecânica dos fluidos, eletrotécnica e desenho, o ambiente sem paredes; e o auditório que se constituem em um importante ambiente de articulação entre ensino-pesquisa-extensão no sentido de prática profissional.

Núcleo de Carreiras e Empregabilidade (NCE) que contribui no desenvolvimento de carreira dos discentes, desde o início do curso, a fim de que os mesmos desenvolvam a sua capacidade empreendedora com melhor integração ao mercado de trabalho.

Infraestrutura com espaços apropriados para que os alunos assistam a vídeos, palestras e demais atividades sobre temas fundamentais à sua formação profissional, ministradas por empresários e profissionais da área.

Visitas técnicas as empresas dos diversos segmentos para o desenvolvimento de Projetos Integradores que visem a melhoria contínua na gestão de toda a cadeira produtiva e ao mesmo tempo fomentar a construção do saber desenvolvendo as habilidades e competências na relação do ensino-aprendizagem.

Corpo docente de excepcional formação: Especialistas, Mestres e Doutores, com sólido conhecimento teórico-prático, e atuantes no mercado de trabalho nos mais variados segmentos econômicos.

Perfil do Profissional

O perfil do Engenheiro de Produção da FICR é de um profissional com formação científica, tecnológica, humanística, crítica, ética e cidadã para atuar em qualquer tipo de modelo organizacional, principalmente, com foco nos setores industrial e prestação de serviços.

Este profissional dever ser capaz de avaliar, projetar, implantar e propor melhorias de sistemas produtivos, dimensionando, implantando e integrando recursos materiais, humanos e financeiros para tal propósito, levando-se em consideração aspectos ambientais e de sustentabilidade. Neste sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de competências técnicas e humanas.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro de Produção da FICR tem uma ampla gama de área de atuação no mercado de trabalho, pois no estado de Pernambuco concentra-se uma quantidade expressiva de empresas em todos os segmentos, e demanda crescente de empresas em seus polos industriais. Também poderá criar seu próprio empreendimento, atuando como sócio ou gestor.

Alguns setores mais representativos em Pernambuco hoje são:

  • Polo automobilístico de Goiana
  • Pólo Farmacoquímico
  • Polo de Suape – indústrias químicas e petroquímicas, estaleiro, pás eólicas, etc
  • Polo sucroalcooleiro
  • Empresas de serviços tais como: shoppings, empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral.
  • Instituições e empresas públicas tais como: Correios, Petrobrás, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs, etc.

Confira aqui a Matriz Curricular do curso de Engenharia de Produção

UBEC_CTA

Duração

5 anos

Tipo de formação

Graduação

Tipo de curso

Presencial

Conceito

 

 

UBEC_CTA